Sempre me lembro de uma fábula, que se não me engano, é de autoria de Leo Buscaglia. Certa vez houve um campeonato na selva. O primeiro esporte a ser disputado era natação. No ínicio da prova o coelho e o passarinho tiveram que ser salvos às pressas para não morrerem afogados. O pato tirou o primeiro lugar e a enguia ficou em segundo. Na segunda prova, os animais tinham que pular de uma árvore bem alta e descer plainando. O passarinho abriu suas asas e voou, o coelho saltou e quebrou a pata. O pato desequilibrou-se e caiu com o pico no chão e a enguia jogou-se remexendo no ar até alcançar o solo em segurança.
A terceira e última prova era a mais esperada: a corrida de 100m. E lá foram eles: o pato e o coelho com as patinhas quebradas mancando lentamente, o passarinho com seus passinhos minúsculos e a enguia rastejando rapidamente até a linha de chegada. Resultado final: vitória para a enguia retardada, pois nadava mais ou menos, voava mais ou menos e corria mais ou menos. Moral da história: aqui venceu a mediocridade, pois cada bicho estava no lugar errado. 
Vejo isso acontecer com certa frequencia, a falta de bom senso ganhando espaco em detrimento da vaidade humana. Que feio. Ao contrário da fábula, se cada um tivesse a oportunidade de mostrar e trabalhar naquilo que realmente tem de melhor, certamente estaríamos rodeadas de pessoas mais capazes, produtivas e felizes.

3 thoughts to “As enguias retardadas sempre ganham?

  • Sabrina de Souza

    Estar acima da mediocridade deveria ser um papel de cada um todos os dias! Então vamos lutar pra isso! Ótimo post Claudinha!

    Responder
  • Claudia Braga

    Obrigada Sabrina! Bjos.

    Responder
  • Ludilene Freitas Ferreira

    Claudia amo o seu blog amo o seus post tenho um blog de poesias tambem amo elle copiei um post do seu blog para por no meu porque achei muito lindo !!!!!!!!!!!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.